quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Nós, Assis, o Cardeal e a Globo (por pe. Helio)

Nós e o Cardeal

Nos dias 20 a 22 de novembro tivemos a agradável presença dos confrades na BM: P. Sildo , P.Francisco Alves e P.Claudinho. Depois de um intenso dia de passeio na bela Roma eterna, partimos para conhecer a cidade mística de Assis. Um dia de fortes experiências e empenho espiritual. Deus nos concedeu a graça de concelebrar com o Cardeal de São Paulo D. Odilo Scherer, no túmulo de São Francisco. Tivemos a surpresa de encontrar também a imprensa brasileira, que estava acompanhando D. Odilo. Vivemos um dia marcante, alimentamos a nossa espiritualidade nesta cidade tão significativa, onde nasceram Francisco e Clara. Retornamos para nossa missão com a certeza de termos crescido na fé e aumentado nosso ânimo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Claudinho, Sildo & Chico

As latinhas vermelhas são todas de coca- cola.

O apóstolo Paulo, a caminho da Espanha, prometeu aos cristãos romanos que os visitaria. Uma vez em Roma, Paulo nunca mais saiu...Claudinho, Sildo e Chico, também a caminho daEspanha para o Encontro dos Comunicatores, estiveram aqui em Roma para, entre outras coisas, nos visitar. Depois de sabermos "das últimas" do mundo, do Brasil e das provincias, posamos para a foto. Eles partem amanhã às 5h da madruga. Acho que não farão como o apóstolo,hehehehehe

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O Papa e o Padre

Leia o relato emocionato de Pe. Tito da visita feita ao Papa Ratzinger.
Minutos que pareceram séculos. No final, convidou Bento a fazer uma visitinha na Guabiruba, hehehehe
"Tive a oportunidade de me encontrar com o Papa Bento XVI, um encontro que jamais desaparecerá da minha memória. Foram poucos minutos, mas minutos vividos intensamente e que valem uma eternidade. D. Antonio Braga, bispo dehoniano da diocese de Açores, vindo à Roma para a sua visita ad limina convidou-me para acompanhá-lo no encontro pessoal com o Papa. Convite assim é muito raro, por isso não se pode pensar duas vezes.

O encontro aconteceu na Biblioteca do Papa, uma bela e ampla sala no Palácio Pontifício. Foi muito rápido: o Papa perguntou o meu nome, nacionalidade e o que eu faço em Roma. Terminou olhando profundamente nos meus olhos e dizendo: “Mi sembra che tu sei un bravo sacerdote”. Espero que um dia, com a Graça de Deus, eu possa tornar-me um bravo sacerdote.

Difícil descrever minha emoção naqueles minutos. Queria dizer tantas coisas ao Papa, mas na hora as palavras sumiram. Talvez tenha experimentado aquilo que se chama de estado de êxtase. Trago vivo na memória a simpatia e a simplicidade do Papa. Ao contrário do que muitos afirmam, Benedetto é muito afetuoso e acolhedor. Quando as portas da biblioteca se abriram, eu pensei que iria encontrar um Papa sentado no alto do seu trono esperando a minha aproximação. Mas foi bem ao contrário. Foi ele quem veio ao meu encontro, com um belo sorriso e com os braços abertos para me acolher. No seu olhar, no aperto de suas mãos, senti-me estimulado em seguir adiante minha missão.

Penso que não exagero em afirmar que o Papa é tão humano que até parece divino."
Pe. Tito

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ave, Zé!

Pe. Geral, declarando-se desafinado, não desafinou no discurso: "Zé, um dom para a Igreja."

Tivemos um ‘Pocket Show” com pe. Zezinho aqui em casa, quinta –feira passada.
Com a presença de vários convidados e do Superior Geral, Zezinho cantou músicas novas e relembrou os seus clássicos, revezando versões em inglês, espanhol, francês, italiano e português! O Padre Geral salientou o “dom” que Zezinho é para a Igreja e o Padre Superior, emocionado, agendou um novo show – maior, para o ano que vem, aqui em Roma.
Não tem jeito: as canções do Zezinho fazem parte da nossa vida e da nossa história. Ouví-las e tentar segurar a emoção é quase impossível. Ainda mais quando se está longe de casa...
E eu que achava que este nosso Zé era só conhecido no Brasil, hehehehehehe

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Que nenhuma família termine em qualquer de repente...

Nossa família - Claudio (pai) Anísio, Gil, Tito e João (filhos) Herculano (Tio); recebe os parentes brasileiros - Zezinho, Robson e Valdir. Non c'era Nivaldo neanche Helio,hehehehe

Nossa família romana, vez ou outra, recebe parentes brasileiros.
Para nós é uma verdadeira alegria- ajuda a matar um pouco a saudade do "Gigante adormecido". Depois da visita dos provinciais, recebemos agora Zezinho, Robson e Valdir.
Pe. Zezinho veio para o Congresso dos Comunicadores Dehonianos, que terá lugar em Madrid, e os padres Robson e Valdir vieram para o Encontro dos Formadores Dehonianos. Robson morreu de inveja do meu paletó,hehehehe
Faremos amanhã uma galinhada-feijoada para festejar visitas tão agradáveis, e comemorar o aniversário do João e do Nivaldo. Depois eu conto como foi.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Festa? Oba!

(Na terceira foto, Pe. Sérgio pega carona na comemoração dos jubilares. Cadê o pe. Leo?)

Terminou em festa a reunião dos Superiores Maiores. Os Provinciais foram homenageados com um grande jantar no Salão de Festas do Hotel Aurélia, colado na nossa casa e propriedade da Congregação. Mas antes da festa teve uma bela Missa Solene, cuja homilia ficou a cargo dos padres jubilares. E antes da Missa houve uma semana intensa de trabalhos onde se chegou, inclusive, num possível tema para o Capítulo Geral. Informe-se melhor no site da Congregação (http://www.dehon.it/).