terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Festa da Befana - 1

A Itália é um país de tradições seculares. Uma delas è a Befana, festa inspirada na Epifania do Senhor. Segundo a tradição, Befana visita as crianças uma noite antes da Epifania, deixando caramelos ou chocolates, caso estas tenham se comportado, ou deixando carvão, caso estas tenham sido uma peste,hehehehehe. Isto tudo para dizer que NÓS TAMBÉM TEMOS A NOSSA BEFANDA! Iupiiiiiiiii!!!!!!!!

Quem faz o papel da Befana aqui em casa, é o dehoniano holândes pe. Adam Piet. Ele já é patrimônio da casa de Roma. Desconfia-se que tenha chegado à Roma junto com São Pedro. Imagina a idade da criança,hehehehehe. Dizem que é a única pessoa no mundo que fala mais que o Marcial!!!!!!! Sempre formal e de terno, na Befana se transforma nesta coisa que você vê na foto. Sem dentaduras!!!!!!!!!! E aí você pergunta: Mas cadê a formalidade dos europeus? Se duvidar, ao menos aqui na nossa casa, eles são muito mais liberais do que nós,brasileiros, hehehehehehe.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Festa da Befana - 2

Pe. Nivaldo, menino corportado, recebe um presente da Befana,hehehehehehe

Festa da Befana - 3


Pe. Claudio (vice-geral) e Pe. Luigi (nosso superior) de figurino indonesiano, ganhado no amigo invisível. Pe. Aquilino (ecônomo- geral) ganhou um pijaminha,hehehehehe

Festa da Befana - 4

Befana ganha um "baccio" do pe. Leonardo (moram conosco 3 padres diocesanos: um de Moçambique e dois do Rio de Janeiro. Leonardo é "filho de Eusébio" e defenderá nesta quinta a sua tese de doutorado em Bíblia. Rezemos para o ragazzo!

Festa da Befana - 5


Comissão de Festas: Pe. David (norte- americano, faz mestrado e doutorado em Direito Canônico), Pedro (frater espanhol, faz mestrado e doutorado em Bíblia, vai agora para Jerusalém, fazer um semestre na Gregoriana de lá, depois retorna para cá), pe. Plácido (indiano, faz mestrado e doutorado em Bíblia, no Bíblico) e eu( que todo mundo já tá careca de conhecer), no centro, pe. Luigi, capo da nossa comissão (aqui não se faz nada sem o superior, que é super gente-fina ( sorte nossa) hehehehe

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O Dia em que a "La Sapienza" ficou Burra.

Visita do Papa è vetada na maior Universidade de Roma
O mundo inteiro ficou escandalizado. Papa Ratzinger foi proibido de visitar a maior universidade da sua própria diocese: a “La Sapienza” de Roma. Um pequeno grupo de professores pressionou o reitor da Universidade, contestando a visita, respaldados pela rebelião de um grupo de estudantes. Tudo porque Benedetto, enquanto ainda era Cardeal, falou (citando um outro pensador) que a Igreja tinha razão e Galileu não. Isto há vinte anos atrás!!!!!
O Papa foi proibido de visitar uma universidade fundada por um...Papa!

Até mesmo a imprensa italiana, sempre muito crítica em relação à Igreja Católica, se espantou. Os dois principais jornais italianos saíram hoje em defesa de Benedetto. O jornal “La Republica” escreveu :“É tanto mais inaceitável(que esta proibição) venha de uma Universidade, a mais importante universidade pública da Itália, lugar de pesquisa, de confronto cultural e do saber, um lugar que não deve haver barreiras ou preconceitos, visto que não predica a verdade, mas a ciência e o conhecimento.”

O jornal “Corriere della Sera” seguiu a mesma linha: “Uma “laicità” oportunista, nutrida de um cientificismo patético, arrogante, na sua cega radicalidade, com a qual, a autêntica “laicità” não tem nada a ver.”
Resumo da ópera: Neste domingo, espera-se uma grande multidão de jovens estudantes, na Piazza San Pietro, para consolar o Papa, hehehehehehe.

Como se pode ver, até mesmo a “La Sapienza” tem o seu dia de burrice.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Coragem, MDJ - Parte 1 ( Pe. Claudio Weber)

Constato com alegria que a MDJ continua a sua missão, com novo entusiasmo, capaz de enfrentar novos desafios.

Faço votos de que esta fase, em plena cidade de São Paulo, seja fecunda e geradora – como toda ação evangelizadora – de novos discípulos missionários. No empenho de tornar concretas as propostas da Conferência de Aparecida, a MDJ tem excelente oportunidade de mostrar que evangelizar a Cidade não é apenas uma ousadia de sonhadores, mas meta de discípulos que querem ser fièis à misssão a qual o Senhor os chama, capazes de organizar-se e de assumir em comunidade o que de outra forma seria inatingível.

(Continua próximo post)

Coragem, MDJ - Parte 2


Evangelizar a Cidade foi a metodologia usada pelos primeiros discípulos. É verdade que as cidades da Palestina, Grécia e outras da orla do Mediterrâneo eram muito diferentes das metrópoles de hoje. Mas, de fato, foi por aí que a missão começou. Só mais tarde, pelo IV século, os cristãos foram para o interior. Foi aí que surgiu a paróquia territorial, que ainda hoje predomina na maior parte das dioceses no mundo todo, dedicada mais ao cuidado dos fiéis praticantes que à missionaridade; no entanto, já não basta como estrutura e dinamismo de anúncio da Boa Nova e de formação de discípulos.


Bem-vinda, portanto, essa iniciativa da MDJ, que vem somar-se a outras da Província BC e da Paróquia-Santuário que leva o nome de um dos Doze, formado e enviado pelo próprio Mestre. Ele, o Mestre e Pastor, primeiro Missionário do Pai, abençoe os participantes e seus projetos. A todos envie a força do Espírito para que a Palavra anunciada seja testemunhada pelos missionários e acolhida como Boa Nova pelos destinatários.


(continua proxima post)

Coragem, MDJ - Parte 3


A estes votos acrescento três brevíssimas considerações: 1. Toda a pastoral é chamada a ser missionária e nenhuma seria suficiente se não fosse também missionária. A missionariedade deveria atravessar todas as comunidades, equipes de pastoral e movimentos de Igreja, a ponto de impregnar os paroquianos da consciência profunda de que ela é decorrência do fato de sermos batizados.

2. Iniciativas como a MDJ se otimizam se forem acompanhadas por uma ação evangelizadora continuada, durante o ano, em todos os âmbitos e níveis da pastoral paroquial: da liturgia aos serviços de caridade, da catequese aos organismos de coordenação pastoral.

3. A principal meta de qualquer iniciativa missionária deve ser a formação de discípulos, a partir do anúncio entusiasmado de que Deus nos ama e nos chama a seguir seu Filho, que nos envia o Espírito para continuar a sua missão.

Pe. Claudio Weber - Roma

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A Primeira Neve a Gente nunca Esquece!


A visita à Província Alemã foi um momento de descanso, fé e fraternidade. Após um semestre de intenso estudo tivemos duas merecidas semanas de folga. Os vários momentos comunitários nas nossas casas proporcionaram crescimento na fé e vivência da fraternidade. Nas partilhas foram relembrados os vários alemães que trabalharam no Brasil. Os brasileiros de nossas províncias BC e BM estão bem. A Província Alemã está contente com nossa presença e espera novos missionários brasileiros.

Pe. João Veloso,scj

    domingo, 6 de janeiro de 2008

    Deixando a barba para suportar o Frrrrrrrio!

    Conhecer a fundo a Congregação tem sido um dos pontos marcantes desta minha experiência aqui em Roma. No período do Natal tive oportunidade de conhecer melhor a província Alemã, tão significativa para as províncias do Brasil. Senti de perto algo que é próprio das nossas províncias: o acolhimento e a cordialidade.

    Os confrades brasileiros que estão na Alemanha, bem como os da província alemã me fizeram sentir mais Dehoniano e me mostraram como é grande o amor do Coração de Jesus. Foi uma experiência verdadeiramente natalina e um começar de um novo ano com renovadas esperanças. Agradeço pela oportunidade, à província Alemã em especial aos confrades brasileiros. A todos um ano de 2008 revigorado com as bênçãos do Coração de Jesus.
    Pe. Helio Feuser,scj

    terça-feira, 1 de janeiro de 2008

    Obrigado, Senhor!

    Fizemos ontem, aqui em casa, o nosso piccolo "reveilon".
    Éramos cerca de 15 dehonianos.
    Rezamos, comemos, bebemos, gritamos, ou seja, essas coisas
    que todo mundo faz na virada (não somos muito diferentes, hehehehehe)
    Ficamos maravilhados com os fogos salpicados por toda Roma.
    Foi bello! A passagem do ano tem isto:
    quase se pode tocar a esperança com as mãos.