sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Na vida , assim como nas olímpiadas, é preciso gana para vencer.
E na vitória, não festejar sozinho, mas festejar com Aquele, que o tempo todo,
estava ali conosco, nos fazendo ver que nada é impossível!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Indonésia & Austrália - Parte 1 - (pe. Anísio)

Acredita que cabem 200 mil muçulmanos nesta Mesquita em Jacarta?

Fiz uma viagem para a Ásia e Oceania nas duas primeiras semanas do mês de julho. Fiquei uma semana no maior arquipélago do mundo, a Indonésia, e depois visitei a Austrália, o país-continente da Oceania, onde fui participar da XXIII Jornada Mundial da Juventude. Na Indonesia visitei 4 casas de formação (Seminario Menor, Filosofia, Teologia e Noviciado), algumas paróquias e também a casa provincial. A curiosidade é que tive o primeiro contato com o mundo muçulmano. Visitei uma das maiores Mesquitas do mundo, em Jacarta, que suporta 200mil pessoas.

Indonésia & Austrália - Parte 2

Seminaristas (Filosofia) e formadores em Yogyakarta

A provincia indonesiana é muito ativa naquele país, pois são quase 180 membros entre religiosose padres, sem contar o bom numero de seminaristas. Destaco a acolhida dos confrades dehonianos e a gente simpática daquela nação.

Indonésia & Austrália - Parte 3

Restaurante indonesiano, comida tipica indonesiana, novos sabores, que delícia! Repare que cadeira não tem. Como diz o ditado: Em Roma, seja romano!

Indonésia & Austrália - Parte 4

Veja só quem eu encontrei: o pe. Valdir, da BS. Olha a alegria da criança

Na Austrália tive uma experiencia diferente das outras 2 Jornadas Mundiais da Juventude que havia participado (Roma 2000, Colonia 2005). A JMJ é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne, a cada três anos, milhares de jovens do mundo com o Santo Padre. Os números das Jornadas impressionam. Na penúltima edição, 1,2 milhão de jovens se encontraram, em 2005, com Bento XVI em Colônia, na Alemanha. As outras JMJs já reuniram 1,6 milhão de pessoas em Czestochowa, na Polônia e 2 milhões em Roma no Grande Jubileu do ano 2000. Em Sydney, eramos 250 mil.

Indonésia & Austrália - Parte 5

Olha o clero na JMJ: D. José (Florianópolis), D. Moacir (Curitiba), D. Eduardo (Campo Grande)

O maior encontro de todos os tempos teve lugar em 1995, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Manila (Filipinas): 4 milhões de jovens aplaudiram o Papa que evocava a relação com o próximo. Nesta ultima Jornada fui conhecer a logistica, visto que o Brasil é candidato a uma futura JMJ e estou envolvido nesse processo de preparaçao. Estive também a serviço da Radio Vaticano: Confira:
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=219110
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=219316
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=218851

Indonésia & Austrália - Última parte

Quem também estava lá? O seminarista Paulo, da BC

Destaco a alegria que é propria das Jornadas Mundiais e a linda cidade Sydney, uma das mais bonitas que já conheci. Confira mais informaçoes sobre as Jornadas, no site: http://www.jmjbrasil.com.br/

Inglês 3

Almoço na Casa Provincial, o famoso "dinner". A "pasta" deles é a batata. Carne sempre. São imbatíveis na sobremesa,heheheheheh

Inglês 2

Na Casa Provincial, com pe. Hugh, superior provincial.

Inglês 1

Faz uma semana que voltei da Inglaterra. Fiquei um mês lá, e foi inesquecível por várias razões. A mais forte delas foi conhecer os dehonianos ingleses. Fiquei surpreso com a educação, a atenção e o carinho com que me trataram. A provincia inglesa abrange o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e a Irlanda. O provincial, pe. Hugh, é um escocês "supergenteboa". Para você ter uma idéia do seu espírito jovial, ele esteve com um grupo de jovens ingleses na Jornada Mundial da Juventude (Austrália). Infelizmente, a provincia sofre com a falta de novas vocações sacerdotais, como de resto todas as provincias da europa do norte. Sacerdotes jovens, na província, são poucos...Eles fizeram questão de pagar todo o meu curso de inglês, inclusive bilhetes de trem (Eu fiquei em Stokport e fazia Inglês em Manchester) e alimentação, pois o meu curso era intensivo, ou seja, todo o dia. Na foto, você me vê com a Dora, professora de Inglês e o seu marido. Valeu a pena e me ajudou a recordar que, assim como fui muito bem acolhido pelos confrades ingleses, também tenho que acolher todas as pessoas que chegam até mim.