
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Pe. Tito e suas pesquisas 1 - (por pe. Tito)

Pe. Tito e suas pesquisas 2 - (por pe. Tito)

Pe. Tito e suas pesquisas 3 - (por pe. Tito)

Sobre a vida da Igreja, infelizmente as impressões não são tão boas. É uma igreja que está morrendo. A participação do povo diminui a cada ano. Quem dá vida à Igreja são os imigrantes latino americanos e africanos que ainda frequentam as celebrações, eles tentam dar um sangue novo. O intelectualismo ocupou o espaço da fé simples, da emoção, do místico. As Igrejas estão vazias, muitas delas abandonadas.
Começam a surgir pequenos grupos da renovação carismática, para alguns, é um sinal de esperança, outros olham com temor. Há quem diz que a volta da missa em latim, foi uma insistência da Igreja francesa, que em seu meio mantêm muitos grupos tradicionais. Por outro lado, as igrejas pentecostais estão ganhando espaço, elas investem pesado nas propagandas.
Muito em breve, Paris será muçulmana. O número de muçulmanos cresce de maneira assustadora. Além disso, uma família cristã tem um ou no máximo dois filhos (quando os tem), enquanto que uma família muçulmana tem no mínimo meia dúzia.
Pe. Tito e suas pesquisas - 4 (por pe. Tito)

O futuro da Congregação na França é incerto. Já fazem 10 anos que não entra nenhum jovem no seminário. O último vocacionado francês, terminou a teologia no ano passado. No momento a França conta com a ajuda da Província Polaca, mas o choque de culturas é muito grande.
Tive a oportunidade de participar do funeral do cardeal Lustinger, um judeu convertido ao cristianismo. Durante muitos anos ele dirigiu a Igreja francesa. Segundo alguns pesquisadores, ele foi um dos que mais se opôs à beatificação de P. Dehon.
Toda a Europa precisa de uma “Nova Evangelização”, aos poucos começo a entender porque a Igreja olha com tanta esperança para a América latina.
sábado, 22 de setembro de 2007
Nossa rotina é assim! (por pe. Gil)
Siamo tutti brasiliani! (por pe. Gil)
