terça-feira, 25 de setembro de 2007

Pe. Tito e suas pesquisas - 4 (por pe. Tito)

(imagem diante da qual Tito rezou pelo futuro da Congregação)

O futuro da Congregação na França é incerto. Já fazem 10 anos que não entra nenhum jovem no seminário. O último vocacionado francês, terminou a teologia no ano passado. No momento a França conta com a ajuda da Província Polaca, mas o choque de culturas é muito grande.


Tive a oportunidade de participar do funeral do cardeal Lustinger, um judeu convertido ao cristianismo. Durante muitos anos ele dirigiu a Igreja francesa. Segundo alguns pesquisadores, ele foi um dos que mais se opôs à beatificação de P. Dehon.


Toda a Europa precisa de uma “Nova Evangelização”, aos poucos começo a entender porque a Igreja olha com tanta esperança para a América latina.

sábado, 22 de setembro de 2007

Nossa rotina é assim! (por pe. Gil)


O pe. Helio Feuser sempre diz que a grande vantagem de estar em Roma, é conhecer a Congregação com mais acuidade, em toda a sua amplitude. E ele está certo! Tivemos esta semana, por exemplo, o Encontro dos Secretários Provinciais. Foi uma oportunidade riquíssima para conhecer os secretários das várias províncias SCJ espalhadas pelo mundo. Da BC veio pe. Darci e da BM pe. Odilo. Da BS não veio ninguém. No penúltimo dia do Encontro houve uma festinha de confraternização e pe. Luigi, nosso superior, explicou a todos a origem e o significado desta casa de Roma. Depois do pequeno discurso (alguns já reclamavam,hehehehehe), foram servidos proseco e doces. Na foto você vê o pe. Joãozinho - com o seu bom humor i - na -ba -lá -vel ,hehehehehe - trocando doces com pe. Luigi, ambos sendo servidos pelo pe. Leonardo, da Argentina.

Siamo tutti brasiliani! (por pe. Gil)


As vezes, aqui no Colégio - que é a nossa casa, nós brasileiros, por coincidência, ocupamos uma mesma mesa no refeitório. Na mesma hora, toda a comunidade nota e começam as gozações. Dizem que somos uma máfia e o Herculano é o capo da turma,hehehehe. Mas, olha só, nossa mesa abrasileirada representa o mundo: Herculano e Joãozinho (portugueses), Anísio (russo-polaco), Helio e Cláudio (alemães), Tito (italiano), Nivaldo (verdadeiro brasileiro), eu (africano,hehehehehe).
É por isto que o mundo se vê no Brasil!