segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Tropa de Elite 1 - (por pe. Nivaldo)


Em Roma, nos dias 22/31 de outubro de 2007, estará acontecendo o Encontro dos Superiores Provinciais da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Reunião importante à qual toma parte o Superior Geral com seu Conselho e todos os superiores provinciais, regionais e distritais da Congregação. Também estarão presentes os membros da Comissão Econômica da Congregação.
Onde acontece e qual a finalidade de tão importante reunião? Acontece nas dependências do Colégio Internacional/Cúria Geral/Sala de Congressos do hotel Vila Aurélia. A finalidade primeira é a de começar a preparar o XXII Capítulo Geral de 2009. Além dessa preparação, outros pontos importantes serão abordados: temas de interesses diversos como: formativos, informativos e administrativos, com relevância espiritual, pastoral, jurídica e econômica. É também uma ocasião para mútuo conhecimento das pessoas e das atividades. Por exemplo, hoje, a Congregação está presente nos continentes africano, asiático, americano e europeu. Mas, além das tradicionais, conhecidas e beneméritas pronvíncias, existem as novas regiões e distritos. E mais, muitos não sabem que, hoje, estamos trabalhando em lugares como: Vietnam, Filipinas, Madagascar, Equador, Bielorússia, Albania, Croácia, Índia, Angola...e a expectativa é de chegar ainda mais longe. A China que nos espere!

Tropa de Elite 2 - (por pe. Nivaldo)


No domingo à noite, dia 21, houve um momento de convivência de todos os participantes do encontro com as comunidades de Roma I e II. Hoje, dia 22, aconteceram os habituais momentos de acolhida, apresentações do coordenador e secretário do encontro, avisos de ordem prática e o importante discurso de abertura por parte do Superior Geral, Pe. José Ornelas de Carvalho, dando uma visão geral da realidade atual, dos desafios e das grandes esperanças da Congregação. Momento importante do dia foi a conferência do Pe. André Perroux sobre a “atualidade de Padre Dehon”, seguida de discussão em plenário. Pe. Cláudio dalla Zuanna apresentou o que foi feito, até então, depois da Conferência de Varsóvia. Pelo final da tarde, houve reflexão nos grupos linguísticos e ralação no plenário.
Assim foi o primeiro dia desse importante encontro de provinciais. Que o Sagrado Coração de Jesus, pela intercessão da Virgem Maria e do Padre Dehon, abençoe e faça frutificar, para o bem da Congregação e da Igreja, os trabalhos realizados nesses dias.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Pio Brasileiro e N. Senhora (por pe. João Veloso)

No dia 12 de outubro, com a presença de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Luiz Soares Vieira, Dom Dimas Lara Barbosa, a embaixadora do Brasil, na Santa Sé, Dona Vera Machado, muitos sacerdotes, religiosas, religiosos, seminaristas e leigos, celebramos aqui em Roma, o dia da padroeira do Brasil.
A celebração ocorreu do Colégio Pio Brasileiro, foi presidida por Dom Geraldo, que na sua homilia falou-nos sobre o encontro da pequena imagem no Rio Paraíba, partilhou o Evangelho e tendo como referencia, as conclusões da Conferência de Aparecida, falou-nos sobre o rosto dos brasileiros que trabalham, que sofrem e que lutam sobre a proteção da Imaculada Virgem Maria.
Após a celebração eucarística partilhamos salgados, doces e refrigerantes.