segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pe. Claudio em seis partes !!!!!!

O responsável pelo Blog pediu-me um texto curto sobre o que fiz nos últimos tempos. Para ser breve: tive, com todo o Conselho, um longo período de sessões, para encaminhar decisões e para elaborar a Carta Programática. A nossa mensagem de Natal conta um pouco disso. Nos dias de Natal todos os dehonianos brasileiros daqui sairão para ajuda em paróquias, menos o Vagner que está no Brasil, de férias.

Boas férias e um santo Natal a todos daí.

Pe. Claudio & Bielo Russia

Estive na Bielo Rússia, país ainda sob regime comunista, mais atrasado economicamente, com pouco espaço para a Igreja. Lá, por exemplo, o Superior do Distrito não pode transferir um padre de uma cidade a outra sem a permissão do governo. Pode levar meses ou não ser concedida. Um dos padres foi, recentemente, “aconselhado” a deixar o país.

Pe. Claudio & Polonia 2

Como país, a Polônia passa por rápida transformação, sobretudo depois que foi admitida no Mercado Comum Europeu. Vêem-se obras por toda parte. O progresso traz também a abertura social e cultural do mundo pós-moderno, com todas as suas consequências. Claros reflexos sobre a família tradicional e o mundo católico deste país. O grande herói e orgulho nacional é, sem dúvida, João Paulo II. Sinais públicos em toda parte.