domingo, 30 de janeiro de 2011

Pastoral de Natal em Parma - Pe. Fernando, scj


Padre Fernando César Pereira, scj, da Provínicia Brasileira Meridional (BM), está em Roma fazendo o Curso de Formadores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Entre 22 de dezembro de 2010 a 06 de janeiro de 2011, Pe. Fernando realizou uma experiência pastoral na provincia de Parma, Itália. Aqui no nosso "Bocca", ele partilha um pouco destes dias de alegria e de muita neve.






Com alegria, recebi do nosso reitor,Padre Luigi Mostarda,o convite de ajudar o pároco de Coenzo de Sorbolo,província de Parma,para os trabalhos em preparação ao Natal.
Após alguns dias em visita aos confrades de Handrup,na Alemanha,segui de avião para Milão e ,depois,Parma. Vencidos os atrasos por conta das nevascas e a perda de uma mala,cheguei a Parma na noite do dia 21 de dezembro. Os três primeiros dias foram dedicados principalmente à pastoral da Reconciliação e Penitência. Os penitentes ajudaram muito o confessor no aprendizado da língua italiana do dia-a-dia.
Fiquei hospedado na "canônica" que não tem padre residente,já que o pároco mora na vizinha paróquia de Mezzano(ele atende três pequenas paróquias que totalizam 2.500 habitantes).Celebrava e fazia as refeições todos os dias na Casa de Repouso para idosas das Irmas de Maria Consoladora.
Nos domingos e festas celebrava também com a comunidade.As irmãs e os leigos deram um "show" de acolhida e carinho!
Foi um tempo rico em conhecimento dos costumes e da cultura italiana do norte, mais precisamente da Emilia-Romagna. fiquei em Coenzo atè a Epifania do Senhor,06 de janeiro. Após o "teatro de Natal" das crianças,retornei à Roma.
Espero poder repetir a dose na Semana Santa,em Parma ou em outro lugar. Grande abraço a você, leitor do Bocca di Roma. Feliz 2011!!! Padre Fernando César Pereira, scj

Nenhum comentário: