sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

P. Nivaldo está se despedindo de Roma...


REGRESSANDO AO BRASIL



Em janeiro próximo vindouro estaria fazendo 04 anos do meu terceiro período romano de colaboração com o Governo geral.

Propus-me vir a Roma para ajudar no CSD (Centro de Estudos Dehonianos) e também fazer uma reciclagem geral. Foram anos intensos de colaboração com o Governo Geral. Além da dedicação “full time” ao trabalho de digitalização de manuscritos inéditos de Padre Dehon, assumi também a organização da formação dehoniana para os padres jovens que, estando em Roma, se preparavam para a missão formativa em seus países de origem. Isso aconteceu nos anos 2007-2008.

Em 2009 elaborei o projeto do segundo Curso Internacional para Formadores com a duração de 01 ano, tendo por objetivo geral: atualizar os formadores, qualificando-os na sua missão de acompanhamento e discernimento vocacional. Foi um trabalho muito melindroso: organizar os temas, procurar os docentes dehonianos e não dehonianos, organizar a programação com seu horário, prever eventos complementares, organizar o projeto de uma peregrinação, com retiro, a lugares caros significativos à Congregação: França: Paray-Le-Monial, Saint Quentin, La Capelle; Bélgica: Bruxelas e Luxemburgo: Clairefontaine.

Fui conselheiro da Direção da comunidade de Roma II. Tempo de dedicação à vida dos confrades.

Foi um tempo muito rico: conhecimento e convivência com novas pessoas, ajuda pastoral em algumas paróquias, acolhimento de brasileiros em suas passagens por Roma. Volto ao Brasil, particularmente para trabalhar na Paróquia São Cristovão, Itajaí, Santa Catarina. Filosofia na Faculdade São Luiz? È algo a ser pensado no futuro... De uma coisa estou certo: jamais me esquecerei deste tempo de Roma.

Ao Governo geral muito obrigado pelo convite e confiança para este meu trabalho. Aos confrades brasileiros que ficam... sucesso em seus empreendimentos. Aos confrades não brasileiros, até qualquer momento em algum lugar! Aos leitores deste Blog, “Bocca de Roma”, o meu abraço.

Um comentário:

Bocca di Roma - O Jornal disse...

Djalma, que legal ver que o nosso blog esta bombando! hehehehehe. Abraço para o nosso diacono, ehehehehe e diga pro Michael que nao comece o grupo de oreção sem mim!!!!!
Gil